Monkeypox

Monkeypox, desinfecção de ambientes domésticos e de outros não relacionados à saúde
Paula Varella Leal Passos, Carolina Varella Leal Passos, Julia Sampaio de Souza Morais, Mauro Romero Leal Passos

Este documento fornece considerações sobre limpeza e desinfecção de configurações, como casas e carros, que podem estar contaminados com Monkeypox Vírus.
Finalidade da Desinfecção Doméstica
Pessoas com varíola dos macacos que não precisam de hospitalização podem ficar isoladas em casa. A transmissão do Monkeypox Vírus (MPXV) é possível desde o início dos primeiros sintomas (dores no corpo, dores na garganta, febre...) até que as crostas enegrecidas em lesões se separem e a pele (e mucosas) esteja totalmente curada.
Os MPXV podem sobreviver em roupas de cama, roupas (calças, camisas, vestidos, blusas, cuecas, calcinhas) e em superfícies ambientais, principalmente quando em ambientes escuros, frescos e de baixa umidade. Em um estudo, os pesquisadores descobriram vírus vivos 15 dias após a casa de um paciente ter sido desocupada. Estudos mostram que outros Orthopoxvirus (família do Monkeypox Vírus) intimamente relacionados podem sobreviver em um ambiente, semelhante a uma casa, por semanas ou meses. Materiais porosos (roupas de cama, toalhas de banho ou de rosto, roupas em geral...) podem abrigar vírus vivos por mais tempo do que superfícies não porosas (plástico, vidro, metal).
Os Ortopoxvírus são muito sensíveis à luz ultra violeta(UV). Apesar de a capacidade dos Orthopoxvirus  persistirem no ambiente, eles, também,são sensíveis a muitos desinfetantes, e a desinfecção é recomendada para todas as áreas (como casa e veículos) onde uma pessoa com monkeypox passou algum tempo, bem como para itens considerados ser potencialmente contaminado.
Desinfetante
Ao escolher um desinfetante, é importante considerar quaisquer riscos potenciais à saúde e não misturar desinfetantes ou adicionar outros produtos químicos.
Leia as instruções: Siga as instruções do produto.
Pré-limpeza da superfície: Certifique-se de lavar a superfície com água e sabão se as instruções mencionarem pré-limpeza ou se a superfície estiver visivelmente suja. A sujeira pode impedir que o desinfetante funcione.
Siga o tempo de contato: Siga as instruções: A superfície deve permanecer úmida pelo tempo indicado pelo fabricante do produto para garantir a eficácia do produto. Reaplique se necessário.
Limpeza e Desinfecção
Durante o isolamento em casa, as pessoas com monkeypox devem limpar e desinfetar os espaços que ocupam regularmente para limitar a contaminação doméstica.

ISOLANDO OS QUE VIVEM SOZINHOS EM CASA: Pessoas com monkeypox que estão se isolando sozinhas em casa devem limpar e desinfetar regularmente os espaços que ocupam, incluindo superfícies e itens comumente tocados, para limitar a contaminação doméstica. Efetue a higiene das mãos, depois usando um produto para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 70% de álcool ou água e sabão se o álcool não estiver disponível. Quem tiver disponível solução de clorexidina a 2%, também, pode ser usada.
ISOLANDO OS QUE VIVEM COM OUTROS EM CASA: Pessoas com monkeypox que estão isolados em casa com outras que não têm monkeypox devem seguir as orientações de isolamento e controle de infecção, e quaisquer espaços, aparelhos ou itens compartilhados devem ser desinfetados imediatamente após o uso.
As pessoas que se recuperaram da varíola dos macacos e cujo período de isolamento terminou devem realizar uma desinfecção completa de todos os espaços da casa com os quais estiveram em contato. Siga as etapas abaixo para minimizar o risco de infecção para outras pessoas em sua casa após a recuperação.
Se a limpeza e desinfecção for feita por outra pessoa que não a pessoa com monkeypox, essa pessoa deve usar, no mínimo, luvas médicas descartáveis ​​e um respirador ou máscara (pode ser cirúrgica) bem ajustada.
Roupas padrão que cubram totalmente a pele devem ser usadas e imediatamente lavadas de acordo com as recomendações abaixo.
A higiene das mãos deve ser realizada usando uma solução alcoólica (70o) ou água e sabão se tal solução não estiver disponível.Em média a solução com álcool para mãos de médio tamanho não deve ser menor que 3ml.Mais detalhes em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33678183/
Concentre-se na desinfecção de itens e superfícies que estiveram em contato direto com a pele da pessoa com monkeypox, ou muitas vezes na presença da pessoa com monkeypox, durante o isolamento. Se não tiver certeza, desinfete.
Não seque a poeira ou varra, pois isso pode espalhar partículas infecciosas.
Métodos de limpeza úmida são preferidos, como lenços desinfetantes, sprays e esfregões.
A aspiração é aceitável usando um aspirador com filtro de ar de alta eficiência. Se não estiver disponível, certifique-se de que a pessoa que está aspirando usa uma máscara ou respirador bem ajustado.
Limpe e desinfete a casa na seguinte ordem:
1- Contenção geral de resíduos
Recolha e guarde em um saco selado (fechado) quaisquer resíduos sujos, como bandagens, toalhas de papel, embalagens de alimentos e outros itens de lixo em geral.
2- Lavanderia
Reúna roupas e lençóis contaminados antes que qualquer outra coisa no quarto seja limpa. Não agite os lençóis, pois isso pode espalhar partículas infecciosas.
3- Superfícies duras e utensílios domésticos
4- Móveis estofados e outros móveis macios
5- Carpete e piso
6- Depósito de lixo
Lavanderia
Roupas, lençóis e materiais de cama usados ​​ou contaminados, toalhas e outros itens de tecido devem ser contidos até a lavagem. Sempre que possível, as pessoas com varíola dos macacos devem manusear e lavar suas próprias roupas sujas. A roupa não deve ser misturada com a dos outros membros do agregado familiar.
Siga estes procedimentos de lavagem:
- Manuseie a roupa suja de acordo com as práticas padrão, evitando o contato com contaminantes da erupção que possa estar presente na roupa.
- A roupa suja nunca deve ser sacudida ou manuseada de forma que possa espalhar partículas infecciosas.
Lavanderia residencial:
Transfira a roupa suja para lavar em um recipiente ou saco impermeável que possa ser desinfetado posteriormente. Alternativamente, pode ser usado um saco de tecido que, também, pode ser lavado junto com os itens sujos.
Lave a roupa em uma máquina de lavar padrão com sabão em pó ou líquido, seguindo as instruções do rótulo. Desinfetantes de lavanderia podem ser usados, mas não são necessários.
Lavanderia em casa não disponível:
Quando as lavanderias domésticas (instalações não compartilhadas com outras famílias) não estiverem disponíveis, os indivíduos devem coordenar com o departamento de saúde pública local para determinar as opções de lavagem apropriadas. Infelizmente, não conhecemos esses detalhamentos no nosso município e estado. Porém, decidimos manter este parágrafo para que os gestores públicos considerem pensar nesse assunto.
Superfícies duras (e interiores de automóveis não porosos)
Limpe e desinfete rotineiramente superfícies e itens comumente tocados (como balcões ou interruptores de luz) usando um desinfetante registrado como produto saneante registrado na ANVISA e de acordo com as instruções do fabricante.Ver mais detalhes em: https://dados.gov.br/dataset/produtos-de-higiene-perfumes-cosmeticos-e-saneantes-registrados-no-brasil-saneantes
- Isso inclui superfícies como mesas, bancadas, maçanetas, puxadores de vaso sanitário, torneiras, interruptores de luz e pisos.
- Inclua superfícies internas de geladeira, freezer, outros eletrodomésticos, espaços internos de armários ou gavetas, caso tenham sido acessados ​​pela pessoa com monkeypox.
- Itens e superfícies dentro de casa que provavelmente não estiveram em contato com a pessoa doente com varíola não precisam ser desinfetados.
Isso inclui roupas e itens em gavetas ou caixas que não estiveram em contato ou na presença direta da pessoa com monkeypox.
- Lave a louça suja e os talheres na máquina de lavar louça com detergente e água quente ou à mão com água quente e detergente. Porém, no dia-a-dia das famílias brasileiras tal equipamento raramente é disponível. Até mesmo água quente em torneira da pia. Então, indicamos que, lave separadamente os utensílios das pessoas com monkeypox, usando esponja diferente da usada para os utensílios das pessoas da família que não estão doentes.
Móveis estofados, carpetes e móveis macios (e interiores de carros porosos)
- Se a pessoa com monkeypox teve contato direto com a pele e/ou drenagem excessiva de fluidos de erupções em móveis macios, como móveis estofados, tapetes, tapetes e colchões, a limpeza a vapor pode ser considerada. Procure as autoridades de saúde estaduais ou locais para obter mais orientações. Disponibilidade muita rara para a população brasileira, mesmo para os mais ricos.
- Se a pessoa com monkeypox teve contato mínimo com móveis macios, desinfete a superfície com um desinfetante apropriado para a superfície.
Depósito de lixo
Geralmente, o gerenciamento de resíduos domésticos, incluindo aqueles de pessoas com monkeypox isolada em casa, deve continuar normalmente. Os sistemas municipais de gestão de resíduos coletam e descartam rotineiramente materiais residuais de indivíduos com doenças infecciosas e podem fazê-lo com segurança usando os procedimentos existentes.Ideal seria essa ação estar popularizada no nosso maio.
- A pessoa com monkeypox deve usar uma lixeira forrada e dedicada na sala onde está se isolando.
Quaisquer luvas, bandagens ou outros resíduos e itens descartáveis ​​que estiveram em contato direto com a pele devem ser colocados em um saco plástico selado e depois jogados na lixeira específica. Ideal é ter uma coleta para lixo biológico, como tem nos serviços médicos (ambulatoriais/hospitalares).
A pessoa com monkeypox ou outros membros da família deve usar luvas ao remover os sacos de lixo e manusear e descartar o lixo.
- Se serviços de limpeza profissional forem usados, trate e/ou descarte os resíduos de acordo com as leis e regulamentos estaduais, locais, tribais e territoriais aplicáveis para gerenciamento de resíduos. Essas empresas devem seguir as normas aplicadas no Brasil. Ver detalhes em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/descarte-residuos-grupo-a.htm
IMPORTANTE: Em domicílio, o descarte de protetor de calcinhas e/ou absorventes íntimos (externos e internos) em sacos plásticos e antes de lacrar, borrife ou despeje álcool 70o, especialmente se a pessoa com MPXV tem lesões genitais e/ou anais. Isso diminuirá uma possível contaminação dos depósitos de lixo. Uma vez que esses materiais contaminados com MPXV cair na naturezapoderão contaminar animais roedores que habitam tais lugares. Ou contaminar pessoas que por razões diversas manipulam esses mesmos materiais.
Óculos de grau
Assim como as roupas, a limpeza regular dos óculos e acessórios que têm contato direto com a pele, é extremamente importante, pelo menos uma vez ao dia.
Siga estes procedimentos para a lavagem correta
1- Lave bem as mãos
Antes começar o processo de limpeza dos óculos, certifique-se de que as suas mãos estão bem limpas e secas.
2. PASSE AS LENTES EM ÁGUA CORRENTE
Agora que você está com as mãos limpas, faça um primeiro enxágue das lentes na torneira.
3. APLIQUE SABÃO NEUTRO
Aqui é preciso tomar bastante cuidado. Não utilize produtos que contenham perfume ou loção hidratante, prefira sempre os neutros. Também não é preciso usar muita quantidade, já que o sabão é concentrado.
4. ESFREGUE GENTILMENTE
Esfregue as lentes em toda a superfície dos seus óculos. Não se esqueça de retirar o resíduo da parte que fica entre o aro e a lente, lugar perfeito para acumular poeira. O apoio do nariz, que costuma acumular oleosidade da pele, também, não deve ser ignorado. Procure fazer movimentos circulares com cuidado. Em alguns cantos mais difíceis de alcançar, a dica é utilizar uma escova de dentes (não a mesma que você usa em seus dentes), mas tome bastante cuidado para não encostar nas lentes e riscá-las.
5. ENXÁGUE COMPLETAMENTE
Retire todo o sabão com a água da torneira. Enxágue bem.
6. ELIMINE O EXCESSO DE ÁGUA
Antes de secar com um pano ou papel macio, agite-os levemente para tirar o excesso.
7. SEQUE OS ÓCULOS
Com um papel macio ou tecido, seque toda a superfície dos óculos pois qualquer umidade pode gerar manchas quando secar. Procure utilizar uma toalha de microfibra. Papel higiênico/lenço de papel de boa qualidade, também, pode ser usados.
8. INSPECIONE AS LENTES
Tenha certeza de que toda a sujeira foi removida colocando as lentes contra a luz. Sempre que puder, evite tocá-la.
OBSERVAÇÃO: Entrar no banho com óculos e lavá-lo durante o banho, pode ser uma estratégia.
Assim como os demais itens, é recomendado que o indivíduo infectado faça a higienização de seus pertences, no caso de impossibilidade deve-se pedir para outra pessoa faze-lo, para evitar a contaminação é recomendado o uso de luvas descartáveis para realização da limpeza.

NOTA DOS AUTORES
Este texto foi preparado usando-se importante documento divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo norte-americano (CDC- USA). Entretanto, os autores fizeram algumas adaptações e inserções visando atingir a sociedade brasileira.
O documento original base (atualizado em 18 de julho de 2022) está disponível em https://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/specific-settings/home-disinfection.html
Aproveitamos para agradecer a valiosa instituição CDC-USA qual está sempre atenta e responde rapidamente aos desafios que a saúde pública mundial necessita enfrentar.
Os autores declaram que não existe conflito de interesses, que não houve qualquer financiamento para a realização deste trabalho e que todos trabalharam de forma equalitária.

Paula Varella Leal Passos, Estudante, Faculdade de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3806-6289
Carolina Varella Leal Passos, Estudante, Faculdade de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.https://orcid.org/0000-0003-3124-1774
Julia Sampaio de Souza Morais. Estudante, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.https://orcid.org/0000-0002-9901-209X
Mauro Romero Leal Passos, Médico, Professor Titular Chefe do Setor de DST da UFF, Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6183-7985

 

Vídeos